quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Um novo Mapa. Um novo Futuro


Actualmente, é frequente falar-se da regionalização tendo com base as 5 CCDR's - Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve). Esta divisão é bom ponto de partida mas insuficiente. A grande Lisboa e o grande Porto têm uma realidade específica, nomeadamente em materia de transporte e no tipo de economica o que justificaria só por si a necessidade de serem uma região (como exemplo podemos olhar o que se passa no país vizinho em que Madrid é uma região).
Assim sendo considero que a divisão mais equilibrada para o país seria a seguinte:
Região Norte: distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança
Região Grande Porto: distrito do porto ou área metropolitana
Região Centro: distritos de Aveiro, Viseu, Guarda , Castelo Branco, Coimbra e Leiria
Região Grande Lisboa: distrito de Lisboa ou área metropolitana
Região Sul: distritos de Santarém, Évora, Beja e Portalegre
Região Algarve: distrito de Faro

3 comentários:

João Coelho disse...

Eu realmente estou a favor da regionalizaçao, mas tal como tu eu acredito que a regionalizaçao em apenas 5 partes é pouco, realmente penso que a zona do norte deva ficar "separada" da zona do porto, isto porque realmente o Porto tal como Lisboa estão melhores servidos em termos de bens e de qualidade de vida o que realmente faz com que estas duas regiões devam ser "separadas" e cada uma destas duas cidades serem apenas uma regiao.

fernator5 disse...

Acho que a região centro não deve incluir Leiria nem Castelo Branco.
Acho que a região centro ou o nome que lhe derem, devia respeitar os limites do Condado Portucalense. Esta região tem uma identidade própria.
Acho que devemos respeitar as regiões e identidades de cada região como fazem em Espanha e resto da Europa e não misturar alhos com vogalhos.

Norte tem uma identidade propria, uma identidade Galaica, deve ser regiao autonoma, podendo o Porto ser outra.
Depois a outra região devia ser a parte sul do Condado Portucalense, do Douro ao Mondego. Essa região tambem tem uma identidade própria e um passado a ser respeitado, logo devia-se respeitar os seus limites fronteiriços. Dentro dessa região, Aveiro também tem uma identidade muito própria, ainda mais chegada à região norte do que a restante Portucalense. A sua economia, transportes, turismo, etc estão muito ligados ao norte. Daí muitos Aveirenses quererem ser incluidos na região Norte. É tambem uma questão a analisar e não a fechar os olhos.

O nome do blog é Forum Regiões, daí que gostaria de sugerir ao Miguel Coelho que me deixasse fazer um post para publicar o meu mapa e opinião no seu blog.
Não sei se apenas queria publicar a sua opinião neste blog ou se queria tornar isto num forum com mais opiniões sobre o mapa. Como não sei pergunto-lhe.
Caso esteja interessado em me deixar publicar no seu blog, a minha opinião e como devia ficar o mapa, mande-me um mail para fernator5@hotmail.com

Pedro Morgado disse...

Caro Miguel,

Parabéns pela inicitiva. Esse mapa está muito próximo do mapa que defendo.

Cumprimentos